Manutenção de clarabóia
As clarabóias instaladas em edifícios, fazem parte das partes comuns e devem ser conservadas de forma a garantir a conservação do edifício.
São elementos localizados nos telhados e coberturas que servem normalmente para permitir a entrada de luz natural na caixa de escadas ou sótãos.
Por serem constituídas por diferentes materiais, normalmente um que permite a entrada de luz (vidro ou acrílico) e outro que serve de estrutura e suporte em metal (ferro ou alumínio), têm características distintas quando sujeitos às condições climatéricas, o que faz com que nos sucessivos processos de dilatações e compressões, surjam pontos de fissura e deslocamento entre os materiais, constituindo pontos de fácil entrada de água, causando danos no interior dos edifícios.
A manutenção das clarabóias é fundamental para prevenir infiltrações, e nos casos em que a estrutura está conservada e não existem elementos partidos ou fissurados, passa apenas pela remoção de betumes e a aplicação de novos betumes hidrófugos nas juntas de ligação dos materiais e também pela aplicação de um cordão de silicone, devendo estas operações ser realizadas pelo menos de 5 em 5 anos.
Quando existe necessidade de substituir ou fazer manutenção a clarabóia, a Confiança Remodelações aplica materiais mais leves e cuja ligação entre elementos seja o mais estanque possível, de forma a eliminar a possibilidade de infiltração de águas das chuvas, situação que é hoje possível através da utilização de diversos perfis de alumínios estudados e produzidos para o efeito.
